quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Peça para Musial de Natal

Oi pessoal!!
Estou postando aqui a peça de Natal que eu criei para realizar com as crianças esse ano de 2010.
Quem sabe você não queira utilizar ela com as crianças no Natal do ano que vem?!!!
Pode copiar a vontade! E adaptar a forma mais próxima da realidade da sua igreja!

Com carinho
Sunamita



Musical de Natal : JESUS O PRESENTE MAIOR

Escrito por: Sunamita Marinete
Músicas: Prisminha, Turma Printy, Desconhecido


Apresentado pela 1º vez na Igreja Assembléia de Deus em Anchieta em 19 de dezembro de 2010 pelo Grupo Infantil Cordeirinhos de Cristo

Reapresentado em 20 de dezembro de 2010 pelo mesmo grupo ao ar livre.


Personagens:

Para peça: Mãe, Menina (Melissa), Babá, Menino (Daniel), Irmã (Diomar), 2 crianças, titio e titia
Encenação na hora dos louvores: Maria, José, Anjo, bebê
Coral de crianças
Cenários: quarto da menina (Melissa) cheio de brinquedos, e um cenário a parte para encenação das músicas de Natal

Algumas características dos personagens do Musical:

Menina (Melissa) – É uma menina alegre, espontânea
Babá – É uma pessoa gentil, gosta de conversar, é evangélica e tem o jeito e a fala engraçada! Tem a mania de rir e colocar a mão na boca!!
Mãe – Por ser rica é metida a mulher chique, tem o nariz em pé, também tem a fala e o jeito engraçado!
Menino (Daniel) – Ele aparece em cena solando a 2º música (O meu Natal não se parece com o seu) e encenando. Aparece com roupas sujas e rasgada pois interpreta um menino de rua. No final aparece limpinho e arrumadinho com a irmã Diomar.
• Irmã Diomar – O único nome verídico, pois a peça traz a tona uma situação real (todo o natal irmã Diomar realiza um trabalho social e evangelístico com crianças carentes) No meio do Musical a babá comenta do trabalho da irmã e no final ela faz uma participação especial entrando em cena com o menino.
• 2 crianças e 2 adultos – Eles representarão os primos e tios da menina que aparecem na casa dela para passar o Natal. Os personagens aparecem no final do musical



Musical de Natal : JESUS O PRESENTE MAIOR

Escrito por: Sunamita Marinete
Músicas: Prisminha, Turma Printy, Desconhecido e Robinson Monteiro

Mãe – Oh minha filha! Ainda está assim? Daqui a pouco nossa família chega e você ainda não se arrumou!

Menina – Tudo bem mamãe! Já vou me arrumar!!

Mãe – Escute minha filha, o que pediu para papai Noel esse ano?

Menina – Mãe, esse ano eu não escrevi carta para papai Noel!

Mãe – Ohhhh!! Como assim não escreveu? Filha querida! Desse jeito irá ficar sem presente de Natal!

Menina – Mamãe eu já cresci! Eu sei que papai Noel não existe! Sei que quem comprou todos os meus presentes não foi papai Noel! Foi você!

Mãe – Mas minha filha!? Assim papai Noel ficará triste com vc! Ou melhor ficará bravo! Depois de tantos natais trazendo presente pra você lá do pólo norte você responderá dessa maneira?!

Menina – Poxa mãe! Quando eu era pequena eu acreditava nessas coisas! Mas agora eu cresci oh! Por que ainda insiste falando sobre algo que não existe? Por que os adultos vivem enganando as crianças? Papai Noel, coelhinho da Páscoa, homem do saco... aff!! Se os adultos falassem a verdade para as crianças tudo sería bem melhor! (Cruza os braços e faz bico)

Mãe – É minha filha você tem razão! Mas era tão bonitinho ver você toda boba no colo do papai Noel! E as cartinhas que vc escrevia? Que gracinha!!!! Desculpe ter enganado você esse tempo todo! Mas foi por uma boa causa!

Menina – Boa causa... (fala resmungando)

Mãe – O que disse?

Menina – É... nada mamãe! Só estava pensando em como é bom saber a verdade sempre!!!

Mãe – OK! Minha filha!!! Eu tenho que descer para ver se está tudo sobre controle para nossa ceia de Natal! E quanto a você... Espero voltar e já vê-la arrumada!!

Menina – Tudo bem mamãe!

(Mãe sai e filha senta na cama tristonha e pensativa... fala ao público)

Menina – Quando eu era pequena, eu acreditava no papai Noel! Sabem quando eu comecei a desconfiar que ele não existia? Todas as cartinhas que eu escrevia pra ele, ele atendia!! E todo natal eu ganhava o que eu queria! Então eu percebi que algumas crianças ele não atendia. De vez em quando eu encontrava um amiguinho que ficava sem o presente de natal! Então comecei a pensar: Por que o papai Noel não responde as cartinhas de alguns amiguinhos meus? Então eu descobri que papai Noel era uma FARSA! Fiquei decepcionada! Mt triste com minha descoberta! Na verdade quem dava os presentes era minha mãe! Teve um dia, que eu pedi para papai Noel trazer meu pai de volta... e ele não atendeu! Ao invés disso veio um presente! Mas nesse natal, eu não queria presentes, só queria meu pai... Papai Noel nem existia!

(Entra a babá interrompendo o monólogo)

Babá – Ih menina! Ainda está assim? Sua mãe não mandou se arrumar? Daqui a pouco sua família chega para passar o natal...

Menina - Eu já sei babá! Minha mãe me disse!

Babá - Menina! O que houve? Por que essa carinha triste? Hoje é Natal! Escute, você já escreveu sua cartinha pro papai Noel?

Menina – Ah não! (Colocando a mão na cabeça) De novo essa história? Já te disse babá que não acredito em papai noeeel um montão de vezes!!

Babá – Ih eeehh!! Desculpe menina!! Então vou perguntar de outra maneira: Já decidiu o que você quer ganhar de Natal esse ano?

Menina – Ah babá... sei lá! Eu já tenho tanta coisa...

Bábá – Tem razão! Tem muita coisa mesmo! Hihihi!! Mas fazer o quê todas as crianças querem algum presente no Natal! Os pais incentivam! A mídia influencia! Os shoppings e lojas ficam lotados nessa época!! Crianças do mundo inteiro fazem lista do que querem ganhar no natal!!!


Música 1 – Chegou o NATAL! (PRISMINHA)


Menina – (toda animadinha) Chegou o natal eu vou preparar.... deixa eu ver... deixa eu ver... (Pensativa ela continua) – Ah Babá eu não sei! (senta na cama e cruza os braços) – pensativa... não sei mesmo... Eu já tenho tanta coisa! E nem brinco com todos os meus brinquedos!

Babá – Eh pelo visto... acho que está na hora de você se desfazer de algumas coisas que não usa...

Menina – Ehh?!! Eu já tinha pensado nisso – (Pensativa)

Babá – Sabe tem uma irmã na minha igreja que realiza um trabalho social e evangelístico com crianças carentes justamente nessa época de Natal! O que acha de separar algumas coisas para doar para essas crianças e contribuir para um Natal mais feliz?


MÚSICA 2 – O MEU NATAL NÃO SE PARECE COM O SEU (DESCONHECIDO)
(Encenação com menino carente e exibição de slides com crianças carentes e trabalho da irmã Diomar.)

Menina – Poxa babá! Fico imaginando a situação dessas crianças... Eu tenho tantas coisas... sempre ganho o presente que eu quero no natal ... minha casa tem tantas coisas gostosas na ceia... minha família vem sempre aqui me visitar... e eu ainda reclamo da vida! Mas essas crianças não tem nada.. ou tem tão pouco! É verdade que o natal delas não se parece com o meu! Eu quero poder fazer alguma coisa! Vou juntar meus brinquedos! Venha babá me ajude! (e começa a separar alguns brinquedos e coisas para doar)

Babá – Hahahihi! Você faz muito bem menina! Mt bem em querer ajudar as pessoas! Hihihi!!

(As duas começam a separar as coisas, a bábá sai com algumas coisas e a menina continua arrumando outras coisas, até que ela pára , a babá volta pra cena e diz: )

Babá – Ihih!! Menina! Emburrou de novo?! Agora não reclame dos seus brinquedos eu já mandei o zezinho levar tudo para a casa da irmã Diomar!

Menina – Babá sempre que chega o natal eu sinto tanta falta do meu pai. Tudo bem que a minha casa fica cheia com meus primos e a minha família. Mas não é a mesma coisa viu?! Acho q é por isso que sinto que falta alguma coisa em mim. Mesmo que eu ganhe todos os presentes do mundo, o presente que eu queria mais ganhar ninguém pode me dar... queria tanto meu paizinho aqui comigo... (senta na cama)

Babá - Ah menina! Não fique tristinha assim! (senta na cama ao lado da menina) Olha deixa eu te falar uma coisa: o seu papai não pode mais estar com você, e não tem ninguém que vai mudar isso!

Menina – eh eu sei...

Babá – Quando você lembrar dele, lembre com carinhos dos momentos que viveu com ele. Mas não fique triste! Você sabia que existe uma pessoa muito especial e que ama muito você?

Menina – Quem babá?

Bábá – Deus! Deus é o criador de todas as coisas! Tudo o que existe no mundo foi Deus que criou! Criou o céu, criou o mar, e sabe mais uma coisa que ele criou? (menina acena com a cabeça que não) Ele criou você! E ele ama muito você! Ama tanto você, que ele preparou um lugar muito especial pra você morar: o céu! O céu é um lugar lindo! Um lugar maravilhoso! Lá no céu as ruas são de ouro!!

Menina – Ahh! (Faz cara de surpresa e felicidade)

Babá – Isso mesmo! Pode acreditar! Está escrito na bíblia! O céu é um lugar perfeito e santo,mas lá no céu nunca entrará o pecado. Pecado é tudo aquilo que a gente pensa, fala e faz que não agrada a Deus.

Menina – Babá, mas eu fiz muitas coisas então não posso ir pro céu...

Babá – A bíblia fala que todos nós já nascemos com vontade de fazer coisas erradas, fala que todos nós somos pecadores. E o salário do pecado é a morte! É ficar separado de Deus para sempre!

Menina – Para sempre?? Ahh...

Babá – Mas Deus nos ama tanto! Que Ele com amor enviou único filho aqui na terra para que morresse pelos nossos pecados. Jesus é o filho perfeito de Deus!! Ele nasceu , cresceu e viveu e um dia quando ele já era adulto vieram uns homens maus e mataram Jesus! Jesus derramou seu sangue na cruz por nós! Ele morreu para nos salvar!

Menina – Jesus fez tudo isso por mim babá?

Babá – Sim! Mas no terceiro dia Ele ressuscitou! E hoje ele está vivo meninaaa!! E sabe de uma coisa? Ele disse que todo aquele que nele crê será chamado filho Dele! E você pode ser filha dele! (levanta da cama vibrando) Isso não é maravilhoso?! Ele fez tudo por amor! E eu nunca vi um amor tão grande assim...

MÚSICA 3 – ÉRA UM REI (PRISMINHA)

Menina – Nossa babá que amor tão lindo é o amor de Jesus!

Babá – Lindo mesmo menina! E no natal nós comemoramos o nascimento de Jesus!

Menina – É Babá! Eu já tinha ouvido falar nisso! Mas babá como foi o nascimento de Jesus? Pode me explicar?

Babá – Ah sim! Com todo gosto menina! Preste bem atenção como foi que aconteceu!

MÚSICA 4 – MARIA E O ANJO (PRISMINHA)

MÚSICA 5 - NÃO HÁ LUGAR (PRISMINHA)

MÚSICA 6 – É NATAL (TURMA PRINTY)

MÚSICA 7 – GLÓRIA IN EXCELCIS (PRISMINHA)

Menina - Que coisa mais linda babá!!! O nascimento de Jesus foi!! Eu fico aqui imaginando os anjos cantando glória e aleluia! Rsrsr!!! Eu não sabia que o natal tinha um significado tão forte! O Nascimento do nosso salvador!

Babá – hihiihihi!! É uma maravilha mesmo menina!! É uma pena que no dia tão especial que é o natal, muita gente comemore de outra maneira. As pessoas brincam, compram, pensam na roupa que irão usar no natal, presenteiam e ganham presentes, bebem e se divertem... mas esquecem do dono da festa! Esquecem do aniversariante...

MÚSICA 8 – FAÇA UM LUGAR (PRISMINHA)

Menina – Nossa babá! Eu nunca tinha ouvido falar de Jesus de uma forma tão linda e tão clara como ouvi hoje! Eu nunca tinha pensado no natal desta forma! Jesus é o aniversariante! Mas o presente quem ganha é a gente! Babá me fala rápido! Eu quero fazer um lugar! Eu quero deixar ele nascer em mim! Eu quero ser filha de Deus! Como eu faço?! (toda animada)

Babá – hihihihihi!!! Glória a Deus! Você reconhece que Jesus morreu na cruz para te salvar de todo pecado? E quer aceitá-lo hoje como seu único Salvador?

Menina – Quero sim babá! Quero muito!!

Babá – Então repita comigo essa oração: Senhor Jesus, eu reconheço o teu sacrifício na cruz por mim, perdoa os meus pecados, e vem morar em meu coração.

Menina – Ah babá! Estou tão feliz! Eu quero agradecer a Deus por esta oportunidade de conhecê-lo! E também quero te agradecer por ter falado a verdade pra mim! (Dar um beijo na babá e vira-se para o público dizendo) - Ai, a verdade... nada melhor que a verdade!!! Obrigada Senhor!!

Mãe entra em cena...
Mãe – Filhaaaaa!! Filha querida seus primos chegaram!! (aparece os primos e tios e todos se cumprimentam felizes)

Menina – Ah Oiiiiii primaaa você veio! Que saudade!

Tia – como vai menina! Feliz Natal!

Menina – Gente, estou tão tão feliz!! Preciso contar algo para vocês!!

(A campainha toca e a menina é interrompida, a babá sai de cena para atender a porta e com a voz oculta cumprimenta a visita. Começa a tocar a música de fundo SE TU QUIZERES CRER – Robinson Monteiro)

Babá (voz oculta) – Minha nossa! Mas que surpresa minha amigaa e irmã em Cristo!! Mas o que você faz por aqui?

Irmã Diomar (voz oculta) – A paz do Senhor minha amada!! Desculpe aparecer assim sem avisar! É porque estamos querendo falar com a Melissa.

Babá (voz oculta) – Hihiahai!! Então venha vamos entrar! Ela está lá em cima com a família! Hihi!!

(Babá aparece no palco com irmã Diomar e uma criança – o mesmo menino que interpretou o menino de rua, agora aparece arrumado e limpinho)

Babá – Família! Essa é a irmã Diomar! Todo ano ela realiza um trabalho com crianças carentes no natal e a Melissa doou alguns brinquedos esse ano!

(todos comentam positivamente a atitude de Melissa)

Mãe – Oh minha filha! Que bondosa sua atitude! Meus parabéns viu?!!

Irmã Diomar – Muito prazer pessoal! Desculpem incomodá-los a essa hora e na véspera de Natal. Mas o Daniel insistiu tanto! Eu não pude resistir e trouxe ele aqui! Melissa ele quis vir pessoalmente para agradecer a você pelas suas doações!

Menina – Sério?! Nossa!

Daniel – Oi Melissa!! Gostaria de agradecer em nome da minha mãe, minha irmã e minhas irmãzinhas! Todos ficamos muito felizes com as roupinhas e brinquedos que você doou!! Muito obrigado! Minha irmã pediu para te entregar essa cartinha! (entrega a cartinha para a menina)

Menina – Puxa vida! Muito obrigada! Eu é que tenho que agradecer! (abraça o menino) Nem sei o que falar! Mas aprendi tanta coisa hoje!! Quero muito falar pra vocês! Venha Daniel (Puxa o menino), venha irmã Diomar (puxa a irmã) sentem com a gente! Só um pouquinho!!! Preciso contar sobre o presente que ganhei nesse Natal!! Eu hoje aprendi o verdadeiro sentido do Natal...
  
Última música com todos cantando bem animado!
Solo: Personagem Melissa

MÚSICA 9 – AGORA EU POSSO CANTAR (TURMA PRINTY)


FELIZ NATAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...